maio 07, 2018

Trilha urbana de Rio Novo à Fernão Velho




Devemos ao Rio Novo, bairro limítrofe de Maceió com o município de Satuba a APA do CATOLÉ onde se faz a captação das águas que abastecem a capital de Alagoas. É pouco?!!!!



Em Maceió se tem a vantagem de vivenciar numa trilha urbana margens, ora no oceano Atlântico, ora na Lagoa Mundaú. E assim foi margear parte da Lagoa Mundaú! Apreciamos na periferia e na melhor companhia com gente que mora lá há mais de 50 anos e sabe o que é viver no limite entre o belo e o "desprezível" pra uns. Velhos amigos, novas alegrias! Mas antes há que se pegar o trem...






























"A estação de Maceió foi inaugurada em 1884. Isto oficialmente, porque, em 1871, já estava pronta a linha entre a estação de Jaraguá, no porto de Maceió, e a estação da cidade, e no ano seguinte, já ela seguia até a povoação de Bebedouro, tocada pela E. F. Central de Alagoas já com trens de passageiros e cargueiros e também dela se utilizando para bondes a tração animal. 



Hoje é a estação inicial do trem metropolitano da CBTU em Alagoas..."

(http://www.estacoesferroviarias.com.br/alagoas/maceio.htm)






a pequena Estação do Rio Novo

A Igreja de N. Senhora da Conceição na antiga Rua do Cravo




Nossa querida "Deda", referência local






















"Rio Novo
 é um bairro de Maceió, capital do estado brasileiro de Alagoas. Às margens da rodovia BR-316, é um dos bairros limítrofes do município, vizinho ao município de Satuba. A origem do nome. Das terras do Sr. Ernandes Passos, um dos primeiros proprietários do local, passa um riacho batizado por "Carrapatinho"... O Nome primitivo do bairro originou-se deste riacho, por existir ao longo de sua margem muitas carrapateiras, conhecida também por mamonas, dai o nome povoado de "Carrapato" que foi mudado em 1964 pelo prefeito Sandoval Caju, decretando a mudança do pejorativo nome de Carrapato, para Rio Novo - o riacho que corre banhando as plantas do lugarejo..." 

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Novo_(Macei%C3%B3) 

Na sede da escola de evangelização
da Igreja de N. Senhora da Conceição
Juntos somos amados e amamos como se deve. Fraternalmente abrindo portas à gerações futuras





O caldo de cana 







Adicionar legenda












"...Rio Novo limita-se ao norte com o bairro de Santos Dumont e o município de Satuba, ao sul com a Lagoa Mundaú, a leste com Clima Bom e Fernão Velho e Oeste com Satuba e Lagoa Mundaú. Possui uma área de 2.753 Km2 e uma população aproximada de mais ou menos 10 mil habitantes (ano 2000). Após o afastamento do Prefeito Sandoval Caju a energia elétrica que em sua gestão já tinha colocado a rede e os postes, a população só foi beneficiada definitivamente em 1972, numa espera de 12 anos. A água canalizada só agora no século 21 que veio de maneira definitiva. A acesso ao bairro pode ser via BR 316 próximo ao município de Satuba ou pelo bairro de Fernão Velho, além de trem, através da CBTU que faz o percurso diariamente Maceió-Rio Largo tendo parada obrigatória na Estação localizada na rua do Cravo. O usuário paga R$ 0,50 centavos, menos da metade da tarifa de ônibus. O bairro possui um porto de Saúde, uma Delegacia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas e um cemitério denominado Divina Pastora. O riacho carapatinho tem nascente no Catolé e desemboca no Rio Mundaú que encontra suas águas na lagoa do mesmo nome, a Lagoa Mundaú. Todo este complexo ecológico já foi estudado e pesquisado pelos alunos das escolas municipal e estadual do bairro, numa tentativa de mudar a situação atual através da conscientização da população no tocante a despoluição dos rios e melhor aproveitamento da lagoa Mundaú, que um dia no passado já foi fonte de pesca para sobrevivência, água potável, além do potencial turístico não explorado por falta de infra estrutura do bairro."


As manilhas datadas de 1967 para captação
das águas que abastecem a capital 

" A APA do Catolé e Fernão Velho possui uma área de 5.415 hectares, onde abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.
A Unidade de Conservação foi criada pela Lei n°. 5.347/1992, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e ordenar a ocupação e o uso do solo. A área tem considerável importância abrangendo também remanescentes da Mata Atlântica e e detentora de um rico manancial que abastece 30% da cidade de Maceió. 
O bioma predominante é o da Mata Atlântica, de ecossistemas variando da floresta ombrófila ao manguezal.
O principal rio existente dentro da APA do Catolé é o Rio Mundaú, o qual deságua na Lagoa de mesmo nome. Outro rio que ocorre é o Satuba além de alguns riachos, tais como o Riacho Carrapatinho. Destaca-se o Açude do Catolé, o qual faz parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.
(http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/uso-sustentavel/apa-do-catole-e-fernao-velho/)


A antiga "Vila da Pedreira", hoje povoado
do  ABC, nasceu da necessidade de uma escola
para a antiga "Fábrica Carmem".





problemas persisitem









A Lagoa Mundaú com o centro de Maceió ao fundo 












Dormentes originais estão por toda parte. Madeira nobre




Na pracinha a imagem de São José Operário
 e padroeiro







Dá muita alegria sermos os escolhidos e privilegiados para valorizar esse pedaço de Mata Atlântica












Dá muita alegria ser pequena














Toinho que nos acolhe e guia






Força no braço

Dilma poderosa




Meu filho , meu eixo

Fatima toda prosa






















Paróquia de São José Operário de Fernão Velho






















Crédito fotos: Banco de imagens dos Caminhos Das Alagoas por Gianna Perrelli. Com a colaboração de Fátima Mendonça e Elena Tenório.