Para divulgação na mídia dos roteiros ecoturísticos, os Caminhos Das Alagoas tiveram oportunidade de apresentar, em momentos diferentes, alguns de seus percursos, atrações e personagens à TV Globo local com a produtora Liara Nogueira e a repórter Catarina.
As gravações priorizaram: a coleta na mata do cipó e confecção de samburás de Seu Antonio Oliveira (Marechal Deodoro).
A confecção de corvos para pesca no Sítio Recanto do Paraíso (Massagueira) de Seu Pedro. Conhecimentos de cultura indígena;
A igreja de N. Senhora dos Remédios (Cadoz) e os grupos folclóricos de Chegança Silva Jardim e Pastoril N.S. Mãe dos Homens de Lucimar, Mestres Luzia e Zé Hum de Coqueiro Seco. Folguedos de origem portuguesa.
Dedicamos aqui nosso carinho à Mestra Luzia, Patrimônio Vivo Cultural desse Estado, que do alto de seus 76 anos compõe, puxa e dança os folguedos de sua infância.
Ao Mestre pandeirista Zé Hum, fiel amigo, parceiro e puxador das cantorias da Chegança, Baianas e Pastoril. Autodidata, tem por vaidade ser mestre de jovens pandeiristas e preservar a cultura popular. Precisa urgente ser reconhecido pelas autoridades como outro Patrimônio Vivo Cultural residente naquele município.
E em especial à dedicação, visão e disposição de Lucimar que organiza, coordena e ensaia incansávelmente esse grupo. É como diz a mestra "meu braço direito"!
Naquele momento, simbolicamente, os grupos de Chegança e Pastoril encontram-se para reverenciar seus mestres.
Das gravações a produtora garantiu terem ficado ótimas as locações. A perspectiva de inserção é local, nacional e internacional através dos programas "Terra e Mar", "Globo Rural" e "Globo News".
Das gravações a produtora garantiu terem ficado ótimas as locações. A perspectiva de inserção é local, nacional e internacional através dos programas "Terra e Mar", "Globo Rural" e "Globo News".
Fazer o turista vivenciar nossas tradições populares e emocionar-se com a essência dos percursos é a razão de ser dos Caminhos Das Alagoas. Não sabe quem ainda não fez!
Agradecemos a presença, disponibilidade e alegria das comunidades que gentilmente cederam seu tempo e espaço permitindo divulgação e reconhecimento de nossos valores e costumes.
Agradecemos ainda ao espaço e confiança depositada em nós pela TV Gazeta de Alagoas, ciente que a influência do ciclo do açúcar se fez sentir nos mais variados aspectos da sociedade alagoana: na organização familiar, na arquitetura, na alimentação, na religião e na cultura popular.
Em um outro momento, os Caminhos Das Alagoas entregaram ao recém reformado Museu de História Natural (MHN/UFAL, Rua Aristeu de Andrade, 452 - Farol) na pessoa do diretor e professor Jorge a doação de seis moluscos e conchas coletados por pescadores no mar de Ipioca. É a base da consciência ambiental de preservação de nossos recursos naturais.
Certamente a "Animamundi "- força divina que anima as almas dos homens e a matéria do universo - esteve presente e dirige esses caminhos.
Quem "viver-los" verá...
Reserva em parceria com Luau Turismo