DEZ ANOS DE FREVO DO PINTO DA MADRUGADA
Os Caminhos Das Alagoas Turismo abrem espaço ao democrático carnaval alagoano e destacam os dez anos de frevo do Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada e seu homenageado, compositor de frevo e homem de comunicação, Edécio Lopes.
Os Caminhos Das Alagoas agradecem aos foliões, passistas e operários anônimos (ou não) que permitiram documentar o momento da alegria, da fantasia e da verdadeira festa do imaginário popular- a festa de Momo!
Os eternos foliões Euler, Samara, Gianna, Soninha e Ivan deixando a marca do passista.
Posaram para posteridade, além de “pintos”, passistas, confetes, serpentinas, máscaras, estandartes, bandas de frevo – as do interior do estado, de Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Penedo, Coruripe, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte ( viva Maestro Macilon! ) - ...
... papangús, piratas, noivas, guerreiros, palhaços, lavadeiras do velho Chico, canecas de chop, pretos-véios, pierrôs, joaninhas, índios, “Chapeuzinhos vermelhos e lobos maus”, coelhos e cenouras, chineses e presidiários, "muchachos”, garis, “Pedritas”, negras malucas, carrinhos e burrinhas e ufa! ... Tantos outros!
“O Bloco sempre teve como meta primordial o resgate dos nossos mais autênticos festejos de Momo, fosse nas trilhas musicais (com ênfase ao incentivo a novos compositores e frevos ou à recuperação de antigas e esquecidas músicas do cancioneiro carnavalesco caeté), fosse na total abertura à participação popular, desde que o Bloco nunca cogitou restringir essa integração, fosse através de cordas ou qualquer outro instrumento restritivo.”
(texto do site http://www.pintodamadrugada.com.br/fotos.htm )
(texto do site http://www.pintodamadrugada.com.br/fotos.htm )
Agradecemos ainda à gerência do Radisson Hotel Maceió que permitiu acesso para as fotos aéreas do bloco. De arrepiar!
"Pra ver o Pinto todo mundo corre atrás!"... Nós também!
“O Pinto da Madrugada é uma prova de que , quando a idéia é boa a comunidade chega e pulsa junto!” Maciel Lima
PINTO FRAJOLA
Letra e Música: Marcial LimaArranjo: Maestro Jalmeris Galvão
.............................................................Entra no Pinto meu bem
Entra no Pinto que tem
Entra no Pinto que tem
Alegria e amor
Fantasia e paixão
Confete, serpentina
E muito frevo no chão.
Confete, serpentina
E muito frevo no chão.
Diretoria do Pinto da Madrugada
Hermann Braga, Marcos Davi, Eduardo Lyra, Marcial Lima
BOIS E URSOS DO CARNAVAL DE ALAGOAS
La Ursas e bois de carnaval são manifestações carnavalescas vistas nas ruas e praças de Alagoas durante o período de Momo. Estão no imaginário coletivo e "assombram" criancinhas e adultos...Bbbuuuuuu!!!!! Corre que o boi e a "alausa" vem pegar!!! E espantar medos, tragédias, preconceitos. Afinal o carnaval é multicultural em todo Brasil e como a festa popular mais democrática do mundo, está aqui, alí e acolá!
"La Ursas- Grupo de carnavalescos que saem às ruas brincando com um urso feito de estopa e fibras vegetais diversas. Saem da sede dançam de porta em porta, onde fazem pedincha de dinheiro, bebidas e gêneros alimentícios." (site: www.cultura.al.gov.br/.../folguedos.../folguedos-carnavalescos/ursos-de-carnaval/ )
O Concurso de Boi de Carnaval na Praça Multieventos da Pajuçara(Maceió) levanta o entusiasmo de quem assiste e brinca o boi. Nove bois de comunidades, geralmente de bairros periféricos, apresentaram sua evolução e adereço na batida do boi. O colorido das fantasias e a alegria do tambor é coisa linda de se ver no carnaval alagoano!
Em tempo, o boi de carnaval tem sua origem nas festividades da casa-grande e nas senzalas. Nesse aspecto, viva a Civilização do Açúcar!
Crédito fotos: Gianna Perrelli.
As fotos estão disponíveis, se solicitadas via email.