junho 05, 2010

Rt05 Papa Sururu - Civilização do Açúcar

RT05 PAPA SURURU
 05 dias / 04 noites ou full day (dia todo) em União dos Palmares
Um roteiro completo em Alagoas para quem tem quase todo o tempo do mundo! 

Apreciar as diversas regiões e seus ecossistemas é a principal condição do roteiro Papa Sururu que significa em bom "alagonês": aquele totalmente de Alagoas, que aprecia os frutos de nossas lagoas, mares e rios, da gema!

Maceió é sua porta de entrada no litoral. Depois aventure-se pelo nosso "Velho Chico", a cidade histórica de Piranhas e seu povoado de rendeiras às margens do rio, Entremontes. Visite o Engenho São Lourenço em Água Branca em pleno sertão alagoano. Retorne à cidade histórica de Marechal Deodoro e às margens das Lagoas Manguaba e Mundaú. Por fim conheça o Memorial Quilombo dos Palmares em União dos Palmares e as atrações de São José da Laje. Tudo com foco no conjunto da Civilização do Açúcar!

Palavras-chaves: Rio São Francisco; cangaço; áreas de preservação ambiental; reserva particular de patrimônio natural; biodiversidade; praias; lagoas; história; cultura; Memorial Quilombo dos Palmares; trilhas.
1º dia - Maceió
2º dia - Piranhas/ Entremontes
3º dia - Água Branca
4º dia - União dos Palmares/ São José da Laje
5º dia - Marechal Deodoro


O bioma da caatinga no sertão alagoano tem sido ameaçado tanto quanto nossa Mata Atlântica. Piranhas, cidade histórica, e Água Branca estão às margens do Rio São Francisco e entre serras respectivamente. Proporcionam história e belezas naturais singulares. A região, com oitenta engenhos no séc.XVIII, hoje possui apenas três deles de "fogo vivo" produzindo o mel de engenho, a rapadura e a cachaça. Visitaremos o Engenho São Lourenço.

junho 03, 2010

RT04 Mel da Cana - Civilização do Açúcar

RT04 Mel da Cana
04 dias/ 03 noites ou full day(dia todo) em Coruripe 

Palavras-chaves: área de preservação ambiental; praias; canais fluviais; complexo artitetônico colonial; museus; biodiversidade; usina de excelência; cooperativa agrícola; artesanato; trilha.

1º dia - Maceió
2º dia - Marechal Deodoro
3º dia - Coruripe

Maceió, surgiu a partir de uma engenho de açúcar por volta do séc. XVIII e se desenvolveu com a movimentação de naus que comercilizavam o pau brasil e depois a produção açucareira da enseada de Jaraguá, porta de entrada e bairro histórico.

O roteiro Mel da Cana nos proporciona emoção e conscientização entre visitas à museus, centros de artesanato, praias e trilhas, cooperativa agrícola e usina de ponta com destaque para a responsabilidade social e ambiental. Com natureza exuberante a orla de Maceió tem uma linha verde de belo coqueiral, patrimônio histórico e símbolo da cidade. Marechal Deodoro, Coruripe e suas praias completam o percurso. 

  

Maceió é bem servido de bares e bons restaurantes. Saboreie a culinária regional da Civilização do Açúcar. Como o "Sorvete de rapadura e banana flambada na cachaça"do Restaurante Carne do Sol do Picuí.  

Marechal Deodoro, cidade histórica, distante 30 km da capital é rica em cultura, história e belas paisagens. Conheça a Praia do Francês e a Reserva Marinha Saco das Pedras, depois trilhe entre canais fluviais e manguezais das lagoas Mundaú, Manguaba. Vivencie os tipos de pesca regional e estilo de vida das populações ribeirinhas.


O roteiro tem esse nome porque destaca e nos coloca dentro de uma das maiores usinas de excelência na produção de açúcar e álcool do mundo - a Usina Coruripe. Referência em preservação ambiental é "Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica", tem a maior reserva de pau brasil nativa do país.
Coruripe, encante-se com suas enseadas, praias, artesanato e o farol do Pontal de Coruripe.


E nas trilhas da Usina Coruripe encante-se com a beleza da fauna e flora da Mata Atlântica preservada.
  




O famoso pau brasil de ontem e de hoje!



Conheça também a Cooperativa Pindorama, fundada pelo suiço René Bertholet em 1956. É exemplo para o país de reforma agrária bem sucedida. Visite seu parque industrial e o Museu René Bertholet.





Desde o plantio até o envasamento final, os produtos alimentícios da cooperativa incluem na sua linha de produção os açúcares cristal e demerara, suco de frutas, leite de coco e coco ralado entre outros.



Depois é só se deliciar com o artesanato local "TOP 10" de palha da palmeira ouricuri das artesãs do Pontal de Coruripe.
Consulte tarifas, forma de pagamento e programação regular.

Como parceiros comerciais temos a Luau Turismo (transportador turístico), RPPN Osvaldo Timóteo e AAMEA- Associação dos Amigos do Meio Ambiente.

Obs: As fotos pertencem ao banco de imagens dos Caminhos Das Alagoas, crédito Gianna Perrelli. Ilustram atrações do percurso e podem maquiar realidades sócias ambientais indesejáveis. Apresentação de grupos folclóricos e folguedos mediante prévia reserva.