junho 05, 2010

Rt05 Papa Sururu - Civilização do Açúcar

RT05 PAPA SURURU
 05 dias / 04 noites ou full day (dia todo) em União dos Palmares
Um roteiro completo em Alagoas para quem tem quase todo o tempo do mundo! 

Apreciar as diversas regiões e seus ecossistemas é a principal condição do roteiro Papa Sururu que significa em bom "alagonês": aquele totalmente de Alagoas, que aprecia os frutos de nossas lagoas, mares e rios, da gema!

Maceió é sua porta de entrada no litoral. Depois aventure-se pelo nosso "Velho Chico", a cidade histórica de Piranhas e seu povoado de rendeiras às margens do rio, Entremontes. Visite o Engenho São Lourenço em Água Branca em pleno sertão alagoano. Retorne à cidade histórica de Marechal Deodoro e às margens das Lagoas Manguaba e Mundaú. Por fim conheça o Memorial Quilombo dos Palmares em União dos Palmares e as atrações de São José da Laje. Tudo com foco no conjunto da Civilização do Açúcar!

Palavras-chaves: Rio São Francisco; cangaço; áreas de preservação ambiental; reserva particular de patrimônio natural; biodiversidade; praias; lagoas; história; cultura; Memorial Quilombo dos Palmares; trilhas.
1º dia - Maceió
2º dia - Piranhas/ Entremontes
3º dia - Água Branca
4º dia - União dos Palmares/ São José da Laje
5º dia - Marechal Deodoro


O bioma da caatinga no sertão alagoano tem sido ameaçado tanto quanto nossa Mata Atlântica. Piranhas, cidade histórica, e Água Branca estão às margens do Rio São Francisco e entre serras respectivamente. Proporcionam história e belezas naturais singulares. A região, com oitenta engenhos no séc.XVIII, hoje possui apenas três deles de "fogo vivo" produzindo o mel de engenho, a rapadura e a cachaça. Visitaremos o Engenho São Lourenço.