novembro 10, 2010

Roteiros temporada 2011



Alagoas é bonita como o quê!
Escolhemos alguns momentos dos Caminhos Das Alagoas para apresentar o que você ainda não viu, ou não conhece, ou mesmo quer ver de novo, nossos roteiros!
Realizados na Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul ou no território  Civilização do Açúcar atuamos em parceria com as comunidades para garantir qualidade de vida a todos.
Que momentos!

1. RT01 Fruta Pão - Maceió / Marechal Deodoro

O fruta pão é árvore frondosa e frutífera de origem africana e que, assim como o baboá- a lendária árvore da vida-, foi introduzida por escravos e se deu no nordeste brasileiro sendo sua fruta especialmente apreciada em pratos regionais. É abundante na região contemplada. A cidade histórica de Marechal Deodoro surpreende com sua arquitetura colonial e a quantidade de igrejas às margens da lagoa Manguaba.

2. RT02 Calhambola - Maceió / Maragogi

Calhambola é o mesmo que quilombola, dos quilombos. Palco de insurreição armada no Brasil colonial, de holandeses, senhores de engenho, escravos e índios contra portugueses - a Cabanada -, os antigos engenhos banguês da região estão nos livros de história de Alagoas e suas trilhas de Mata Atlântica nos levam ao encontro com muito mais! Mas a maior atração mesmo são as piscinas naturais da APA Costa dos Corais.

3. RT03 Coqueiro Coral  - Maceió / Porto de Pedras / São Miguel dos Milagres

A região APA Costa dos Corais é a segunda maior barreira de corais do mundo e possui uma biodiversidade incrível! Suas piscinas naturais confirmam. Mas entre a cidade histórica de Porto de Pedras e os mirantes com um visual de todo o litoral, seu coqueiral e corais, nos deparamos com um santuário de preservação do peixe-boi-marinho, bersário de soltura desse animal em seu habitat natural, no Rio Tatuamunha. E depois, uma trilha entre manguezais "de caneta" só pra relaxar!

4. RT04 Mel da Cana - Maceió / Coruripe

O roteiro no litoral, Lagoas e Mares do Sul, contempla usina de excelência, referência mundial em produção de derivados da cana-de-açúcar, especialmente açúcar e álcool. Buscando resgatar o débito da cultura da cana com nossa Mata Atlântica, a usina possui trilhas na maior reserva nativa de pau-brasil e pau-falho do Estado. Visite a cooperativa agrícola fundada por suiço em 1957. Pontal do Coruripe permite ir às compras com um organizado centro artesanal de objetos em palha de ouricuri, da região.

5. RT05 Papa Sururu  - Maceió / União dos Palmares / São José da Laje

Diz-se papa sururu de quem é alagoano e dança o "guerreiro", folguedo dos quilombos e mocambos. Dos aguerridos da Serra da Barriga. Do patrimônio mundial, Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Sítio arqueológico e palco das mazelas da escravidão e do momento de liberdade. Encontramos ainda na região, quem recupere a Mata Atlântica e a usina que lançou o primeiro protótipo do carro à alcool no pais, com seu complexo colonial de 1820 e o Museu da Maria Fumaça.

Em todos os percursos você conhece as origens da capital Maceió, ou seja, o povoado que se originou às margens do
antigo engenho banguê, Masayó-k, e de seu encoradouro, o atual Porto de Maceió no bairro histórico de Jaraguá. Consulte valores para passeios de dia todo, final de semana e cinco dias.

novembro 02, 2010

"A Mulher pode!"


          
Chamar-se Dilma e ser presidente de um país democrático!


   Chamar-se Maria e ser mãe de todos os  santos e filhos!











Ou apenas chamar-se Vó Lalau, sem profissão definida, persistir na viuvez aos trinta e seis anos, e criar nove filhos.



Ser Zóia, Mariola, Erinéia, Luzinete, costureira, cozinheira, artesã ou arrumadeira e exercer atitude em sua negritude brejeira, naturalmente.


Chamar-se Edith e ainda na melhor idade renovar-se diariamente.


Ou chamar-se Vânia e acreditar ter seu filho reeducando novamente “ajuizado”.


Chamar-se Elze e fazer poesia em sua esquizofrenia.


A mulher pode! Dançar capoeira ou exercer função de  secretária de Estado.
Ser D. Mil ou cem!





Chamar-se Iemanjá, ser deusa, protetora do mar e seus elementos.


Chamar-se Aqualtune, princesa africana, e buscar liberdade com o filho no ventre fundando a república negra dos Palmares.


A mulher pode!


Dirigir e crer...


Esperar e corrigir...


Enxergar e perdoar...


Amar e acreditar...

Cuidar do quintal de casa e do meio ambiente!

Pela vida! Pela liberdade de ser mulher!



Uma homenagem no mês nacional da “Consciência Negra” às mulheres que fizeram, fazem e farão esse país mais luminoso e justo!



"Serra da Barriga
Barriga de negramina!
As outras montanhas se cobrem de neves,
De noiva, de nuvens, de verde!
E tu, de Loanda, de panos-da-costa,
De argolas,de contas, de quilombos!
Serra da Barriga!
Te vejo da casa em que nasci.
Que medo danado de negro fujão!..."

(Jorge de Lima)