setembro 01, 2015

Vambora na Cachoeira do Tombador, Ibateguara

E se quiser saber
 pra onde eu vou
Pra onde tenha sol
        É par lá que eu vou."      
(Jota Quest)

Cachoeira do Tombador e o condutor nativo "Lunga"

Há controvérsias! Ou chuva! Nem tanto o sol, nem tanto o mar! Mas existe também o que achamos ser livramento! Chuva, lama, estrutura de acesso nenhuma, e superação! Muita superação!


Muita lama da chuva da véspera 






Canavial até entrar num trecho de mata nativa


As mariolas dispostas Simone, Anelise, Inês, Ana, Alba, Anita e eu
















Quem fica, quem segue?!
Quem teve humildade de saber-se inapto fisicamente parou alí... Os demais fizeram-se humildes diante da beleza da Cachoeira do Tombador, ou Véu de Noiva para os nativos. Ainda bem! 









Samambaias





 'Ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um.'' Anibal 
A chegada triunfante








O Véu da noiva

A turma toda

Eu e Lunga








Mas há controvérsias porque desde os primeiros contatos para operacionalizar o percurso no municípios de Ibateguara as informações do institucional eram falhas (ou não eram). Valeu-nos a indicação do Aerobar do Foguinho (com ótima culinária regional) e condutor nativo , o "Lunga" que se desdobrou abrindo a picada para uma trilha de acesso bem íngreme e sua família que nos acompanhou! Ao final, na despedida do grupo, o senhor Secretário de Turismo compareceu para disponibilizar os serviços. Certeza temos que nem todas as autoridades locais já estiveram no lugar! Porque, caso contrário, aquela atração geográfica em Alagoas seria mais valorizada! E visitada como um parque para a região. Mas as terras são particulares. Só que o local é digno de visitação por todos. Fica a sugestão.

Gosto das coisas de dentro.
O que está por fora muda a cada estação.
A essência, não. (Cecília Meireles)