maio 30, 2010

Rt02 Calhambola - Civilização do Açúcar


RT02 - CALHAMBOLA

03 dias / 02 noites ou full day (dia todo) em Maragogi
Alagoas permite ser conhecida em sua plenitude em poucos dias, pois tem um pequeno território geográfico. A diversidade do roteiro Calhambola comprova que, além dos 236 Km de lindas praias, outras atrações naturais contam nossa história bem à mão. Engenhos de fogo morto, trilhas de Mata Atlântica e museus podem ser vivenciados em um só dia!

 
Palavras-chaves: Área de presevação ambiental; biodiversidade; reserva particular de patrimônio natural; Reserva Marinha Costa dos Corais; história; engenho; Memorial Quilombo dos Palmares; trilha.

1º dia -Maceió
2º dia-Maragogi
3º dia-União dos Palmares
Maceió, city tour panorâmico, centro histórico, mirante, Museu de Cultura Popular Théo Brandão, orla marítma e lagunar.
Fotos aéreas de Maceió do banco de dados do RICA
Maragogi, piscinas naturais da segunda maior barreira de corais do mundo, Reserva Marinha Costa dos Corais, trilha de Mata Atlântica e engenhos.

A trilha de 05 km inicia-se na sede do Engenho Lavragem às ruínas do Engenho Genipapo com sua reserva de Mata Atlântica no município de Maragogi. Pode-se seguir parte do percurso no transporte turístico.
________________________________________

Sede em ruínas do Engenho Genipapo (1806) que consta nos livros de história de Alagoas. Foi palco da insurreição armada entre índios, senhores de engenhos e escravos contra a colonização portuguesa, a Guerra dos Cabanos de 1832 a 1836. Hoje ativo economicamente com plantio de cana-de-açúcar, espera tombamento.


" No primeiro núcleo de povoamento - o do Norte, Porto Calvo- e nos dos focos do segundo - os das margens das lagoas - é em torno da economia açucareira que se processa o seu desenvolvimento. É em derredor dos engenhos e das famílias dos senhores de engenhos... que se forma a sociedade alagoana, cujos fundamentos encontramos nos primitivos povoados... que quer dizer a história mesma das Alagoas, unida como está a sua vida à existência dos banguês."
(Manuel Diegues Jr - O Banguê nas Alagoas, pg40)

________________________________________

Ares, formas e sons da Mata Atlântica de Alagoas. Sem sacos plásticos ou ruídos que não os da natureza! Bromélias, samambaias, costelas de Adão, comigo-ninguém-pode e outras plantas ornamentais já dispostas em nossos jardins artificiais.

Os produtos da Cooperagro (cooperativa agrícola) na sede ou na passagem na casa de farinha...
Essa gente ... A gente(?!)... Que não vive sem a mandioca!



Casa grande do antigo Engenho Marrecas e hoje Hotel Fazenda Marrecas.

União dos Palmares, visite na Serra da Barriga o patrimônio mundial, Memorial Quilombo dos Palmares. Aventure-se pela trilha de reflorestamento da Mata Atlântica, em São José da Laje - Reserva Particular de Patrimônio Natural Osvaldo Timóteo - e conheça o pátio externo da Usina Serra Grande(1820).



"Grande era o domínio territorial abrangido pelo Quilombo dos Palmares: os vales do Mundaú e do Paraíba constituíram seus pontos centrais, estendendo-se a área palmarina para o sul até as imediações do Penedo, e para o norte até além dos limites atuais com Pernambuco."
(Manuel Diegues Jr- O Banguê nas Alagoas, pg 162)


Consulte tarifas, forma de pagamento e programação regular.

Como parceiros comerciais temos a Luau Turismo (transportador turístico), RPPN Osvaldo Timóteo e AAMEA- Associação dos Amigos do Meio Ambiente.

Obs: As fotos pertencem ao banco de imagens dos Caminhos Das Alagoas, crédito Gianna Perrelli. Ilustram atrações do percurso e podem maquiar realidades sócias ambientais indesejáveis. Apresentação de grupos folclóricos e folguedos mediante prévia reserva.