RT03 - COQUEIRO CORAL
03 dias/ 02 noites ou full day(dia todo) em Porto de Pedras
A história de Alagoas nasce ainda território da capitania de Pernambuco, nas três freguesias: Porto Calvo ao norte , Penedo ao sul e Alagoas do Sul, atual Marechal Deodoro, ao largo das lagoas Manguaba e Mundaú. Essa última margea a capital Maceió, que surgiu do antigo engenho- o Maçaió-k. O roteiro Coqueiro Coral proporciona vivenciar os fortes vínculos da cultura ao período colonial, do modo de ser e viver do alagoano, quando o desenvolvimento sócio econômico da cana-de açúcar e seus derivados determinou tal condição -"às vezes dulcíssimo às vezes amarríssimo".
Palavras-chaves: Área de preservação ambiental; biodiversidade; reserva particular de patriônio natural; Memorial Quilombo dos Palmares; praias; Reserva Marinha Costa dos Corais; trilha.
1º dia - Maceió/ União dos Palmares
2º dia - São Miguel dos Milagres/ Porto da Rua
3º dia - Porto de Pedras
Maceió, city tour panorâmico, com foco na Civilização do Açúcar.
União dos Palmares, onde no passado uma república formada por negros e índios foi palco da maior ressistência escrava do Brasil - o Quilombo dos Palmaresm formado por vários mocambos e resistiu durante quase 100 anos. Logo após, visite as atrações de São José da Laje - Igreja de São José, Usina Serra Grande e RPPN Osvaldo Timóteo.
Nos vitrais da igreja de São José as presenças da catequese aos negros e índios da região dos mocambos e quilombos.
União dos Palmares nos leva à Serra da Barriga no Parque Nacional Memorial Quilombo dos Palmares , monumento e referência mundial. Depois aventure-se pela trilha de reflorestamento da Mata Atlântica da reserva particular natural RPPN Osvaldo Timóteo. Aprecie no almoço a culinária da Civilização do Açúcar. A presença da influência da culinárias indígenas, portuguesas e africanas estão atuais nos utensílios e receitas da cozinha das antigas casas-grande e senzalas .
Meu grande terreiro, meu berço nação
Zumbi protetor, guardião padroeiro
Mandai a alforria pro meu coração." ( Waly Salomão e Gilberto Gil)
São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, região da Reserva Marinha Costa dos Corais, habitat do peixe-boi marinho e área de reintrodução desse mamífero marinho na natureza. História e natureza completam o cenário paradisíaco. Palco de invasão holandesa em território alagoano.
Porto de Pedras, seu casario e antiga Cadeia Pública de 1630. Sua localização estratégica de porto entre o oceano Atlântico e o estuário do Rio Manguaba foi disputada por tropas portuguesas e holandesas em 1633. Posteriormente foi visitada por D. Pedro II que de passagem descansou na sombra da árvore centenária - o Oitizeiro do Imperador.
Passeio pelo Rio Tatuamunha para conhecer o curral bersário do peixe-boi marinho. Aproveite a trilha com paisagens paradisíacas.
Na Tatuamunha a AAMEA - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE através dos presidentes Caravéia, Cláudio e seus parceiros pescadores, propõe a sensibilização, conscientização e a educação ambiental à população local e turistas. Colabora com o Projeto Peixe-Boi na reintrodução do animal em seu habitat natural. No passeio realizado no Rio Tatuamunha, com sorte, pode-se ser recebido por Aritama (foto) e outros animais que de tão curiosos e amigáveis fazem da aproximação uma ameaça à sua reintrodução. não se pode tocá-los ou estressá-los por isso são utilizadas cronometradamente jangas à remo. O peixe-boi é dócil apesar de seus 600 kgs e o homem ainda é a sua maior ameaça. Existem em torno de 500 exemplares na costa brasileira entre Paraíba e Alagoas.
O litoral de Alagoas possui o título da segunda maior barreira de corais de mundo. Os corais são como a floresta tropical dos mares por sua biodiversidade e importânte função de equilíbrio marinho. Justifica-se a Reserva Marinha Costa dos Corais que abranje uma área entre Porto de Galinhas PE e Paripueira AL.
Consulte tarifas, forma de pagamento e programação regular.
Como parceiros comerciais temos entre outros, a Luau Turismo (transportador turístico), RPPN Osvaldo Timóteo e AAMEA- Associação dos Amigos do Meio Ambiente.
Obs: As fotos pertencem ao banco de imagens dos Caminhos Das Alagoas, crédito Gianna Perrelli. Ilustram atrações do percurso e podem maquiar realidades sócias ambientais indesejáveis. Apresentação de grupos folclóricos e folguedos mediante prévia reserva.